SOBRE A PRODUÇÃO LITERÁRIA DE CLARICE PACHECO



O que li é interessante, e revela uma segura intenção narrativa, capaz de seduzir o leitor desde o início. Acompanhei as aventuras de "Um amor de cãozinho" I e II e há, tanto num como em outro, um gosto pelas palavras, pelas suas sonoridades e possibilidades. É um autêntico livro infantil, capaz de seduzir qualquer leitor mirim.

Poucas vezes tenho contato com um texto tão dramático e, ao mesmo tempo, considerando a idade de sua autora, tão bem escrito. A história de Mônica e Felipe é inesquecível.

Luiz Antonio de Assis Brasil

***



Quando nos debruçamos sobre um tempo imaginário, com fragmentos do nosso cotidiano, conseguimos detonar o ciclo dos relógios em torno de personagens que provocam uma história, estamos entrando em um mundo cheio de mágicas e encantamento. Este é o tempo e o mundo de Clarice.

Izabel Bellini Zielinsky

***



Tecnicamente, é impressionante a qualidade do texto - é enxuto e ágil - para uma menina de sua idade. Os livros de Clarice têm cor, ritmo, sentimento.

Hilda Simões Lopes

***



Com precisão vocabular perfeita, se vai aos confins desta obra numa sentada, mostrando a doçura indelével da alma e as emoções de afeto desta sempre "Clá".

Francisco José Esteves Neto

***



As cinco narrativas curtas de autoria de Clarice, ora com feição de conto, ora ao modo da crônica, além de bem estruturadas e fluentes, surpreendem pela adequação com que a linguagem se conforma aos assuntos tratados.

Dino del Pino

***



Ler os três primeiros livros de Clarice é uma missão que nos leva à luz.

Diego Casagrande

***

Mas tenho em mim que nada em vão acontece e que "o mundo se fez mais belo, mesmo que inutilmente", quando por ele passou seu meigo coração, como diria a suave Cecília...

Luiz Coronel

***



Só um enorme talento poderia descrever o arco-íris como "um grande escorregador de alegria". O legado de Clarice Pacheco permanecerá sempre entre nós.

Moacyr Scliar

***